Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Conservação e Sustentabilidade (PPGCS) da Universidade Federal de São Carlos abrange estudos interdisciplinares que integram os campos das Ciências Humanas, Naturais e Agrárias, contemplando novas perspectivas que abordam os desafios ambientais do mundo contemporâneo, considerando as interações em sistemas socioecológicos.

Missão

Garantir qualificação de excelência aos nossos discentes, visando domínio teórico e metodológico multi- e interdisciplinar e a expansão de capacidades analíticas empregadas na investigação dos sistemas socioecológicos, assim habilitando-os à realização de intervenções qualificadas em processos de conservação e sustentabilidade, buscando a multifuncionalidade das paisagens, baseando-se em uma visão crítica, científica e interdisciplinar.

Visão

Promover a construção de conhecimento científico de fronteira visando a compreensão dos processos de conservação e a efetividade das ações de promoção da sustentabilidade, garantindo as condições para sua divulgação ao conjunto da sociedade e buscando apoiar esferas decisórias públicas e privadas, as diferentes instâncias de formulação e implementação de políticas públicas e os espaços de ação pública protagonizados pela sociedade civil e movimentos sociais.

Objetivos

O objetivo norteador do PPGCS é apreciado a partir de cinco categorias: formação profissional; pesquisa; inovação e transferência de conhecimento; impacto na sociedade; internacionalização. Em primeiro lugar, formar profissionais qualificados com embasamento teórico e científico, bem como competências técnicas e analíticas para a interpretação dos problemas ambientais e das necessidades da conservação em suas interfaces com a sociedade. Segundo, produzir ciência de ponta nas diferentes áreas do conhecimento através de publicações científicas, livros e relatórios técnicos, fazendo da pesquisa meio e resultado da formação de seus egressos. Terceiro, estabelecer parcerias com organizações públicas e privadas para divulgar o conhecimento concebido em seu âmbito de modo dialógico e sustentado, consolidando circuitos de interação entre cientistas, técnicos e cidadãos através de publicação científica própria e sediando eventos científicos. Quarto, criar ferramentas de divulgação científica baseadas em linguagem adequada para não-especialistas e fundamentadas em mídias sociais, recursos audiovisuais e ferramentas integradas de tecnologia da informação. Por fim, consolidar e ampliar parcerias de pesquisa e desenvolvimento com instituições de ensino superior internacionais, tornando-se referência para a comunidade científica internacional dedicada aos temas da conservação e da sustentabilidade.

Neste contexto, o PPGCS visa os seguintes objetivos específicos:

  • Desenvolver pesquisas sobre conservação da biodiversidade e sustentabilidade baseadas em abordagens interdisciplinares.
  • Observar, analisar, sistematizar e gerar conhecimentos básicos e aplicados para orientar o uso racional e sustentável dos recursos naturais.
  • Gerar novos conhecimentos a partir de perspectivas multi-, inter- e transdisciplinares baseando-se no entendimento do ambiente e de sua conservação, da inserção do homem e de sua intervenção na paisagem.
  • Investigar o papel do Estado e de outros agentes sociais no fomento à conservação da biodiversidade.
  • Investigar agroecossistemas camponeses e familiares, com foco na segurança e soberania alimentar e nutricional.
  • Diagnosticar impactos econômicos, sociais e ambientais, com o objetivo de discutir medidas para conservar/restaurar os serviços ambientais.
  • Suprir a carência regional, em nível de pós-graduação, por formação de profissionais habilitados para atuar no campo da conservação da biodiversidade e da sustentabilidade.
  • Contribuir para melhorar a qualificação dos professores que atuam no ensino básico (fundamental e médio) da região.